– A verdade das coisas.

“Nota da autora: Ok, não faço esse tipo de postagem há algum tempo, mas como o blog e meu, me reservo o direito de escrever de forma diferente de vez em quando.”

Tudo começou após ver um vídeo que será tema da minha prova final de sociologia. E eu como boa curiosa que sou acabei clicando em outro e em outro (seja curioso também), e em uma dezena de outros vídeos, site da organização que criou os vídeos, outros sites semelhantes que o querido Google me apresentou e enfim, se abriu em mim uma  consciência sobre o assunto que até então não tinha a devida magnitude.

Mas, antes de qualquer coisa vamos à três importantes definições:

– Consumo: Ato ou efeito de consumir, gasto, extração de mercadoria, aplicaçãodas riquezas na satisfação das necessidades econômicasdo homem

– Sustentabilidade: é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana.

– Cidadania: A cidadania é o conjunto dos direitos políticos de que goza um indivíduo e que lhe permitem intervir na direção dos negócios públicos do Estado, participando de modo direto ou indireto na formação do governo e na sua administração, seja ao votar (direto), seja ao concorrer a cargo público (indireto).

O que você diria se te contassem que os Estados Unidos…..é o berço de um sistema de consumo falido (e não me refiro apenas economicamente), que eles destruíram praticamente todos os recursos naturais do seu próprio país (e agora estão destruíndo os do nosso e de outros países de 3º mundo) e que o governo norte-americano não passa de um fantoche (que ganha muito bem pra isso, diga-se de passagem) das grandes corporações, tornado-os bem semelhantes a esses que aqui se encontram acomodados a salários exorbitantes no nosso plenário?

Se eu te dissesse, que os produtos que compramos são feitos para quebrarem em pouco tempo, que a água que compramos no mercado nada mais é do que água que podemos filtrar da nossa própria torneira (talvez essa seja até mais saudável). E ainda, que muitos produtos que usamos pra ficar mais belas, cuidar da pele, dos cabelos, da higiene pessoal e da saúde na verdade é uma fonte enorme de lixo (embalagens altamente poluentes), elementos químicos cancerígenos, associados a problemas reprodutórios e neurológicos. Além, de muitas vezes serem testados em animais?

Bom, tudo isso parece obvio, né?

Mas, se é realmente tão óbvio, porque continuamos comprando água, shampoo, cremes, e outros produtos quase que “radioativos”? Seremos alguma espécie de psicopatas em busca de sofrimento, doenças e a destruição da nossa espécie?

Simples, vivemos num sistema que nos estimula, o tempo inteiro somos bombardeados com imagens de botar medo, quem nunca se deparou com uma notícia sobre o rio tietê e sua prejudicial poluição e em minutos, após mais uma meia dúzia de noticias de diferentes temas se viu frente a frente com a propaganda daquela água com menos sódio que elimina toda a gordura do seu corpo e te deixa com a silhueta semelhante ao da atriz principal da novela?

Pois é, nos vendem imagens, status, embalagens. E nós? Consumimos.

Colocamos pra dentro do nosso corpo (direta ou indiretamente), inúmeros venenos. O nosso maior problema? A auto-destruição.

Não é uma questão de se tornar paranoico, mas sim, de se tornar CONSCIENTE, esse é o maior segredo na vida. Não apenas neste assunto, mas em todos, estar consciente do que se sente, do que se quer, de onde se está, com quem se está, isso faz toda a diferença. Quando se toma consciência, verdadeiramente, comprar um produto mais poluente, ou mesmo algo supérfluo, se torna uma agressão não só ao planeta mais principalmente, uma agressão a seu próprio ser. E quando é no nosso que dói, ai vale a pena fazer algo, não é mesmo?

Nota da autora [2]: Queria falar também dessa mania do brasileiro de achar que os Estados Unidos é um país perfeito e que o Brasil é uma bosta. Desse monte de argumentos vazios e anti-patriotismo gratuito..mas, isso fica pra outro post, que esse já ficou longo demais. Se puderem, comentem ;D

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s